O Barroco na Espanha e Paises Baixos
A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Durante o século XVIII, ele expandiu-se por toda Europa e foi ganhando, nos diferents países, uma feição nacional, como é o caso da Espanha e dos Países Baixos.
A originalidade do barroco na espanha se encontra na arquitetura e, principalmente, na pintura. Na arquitetura nota-se as portadas decoradas em relevo tanto nos edificios civis quanto religiosos. Na pintura, o realismo e o domínio da técnica de pintura são as características mais marcantes.
Dentre os pintores mais representtivos do Barroco espanhol, destaca-se El Greco e Velázquez, cujas obrs revelam características bem particulares.
El Greco
El Greco (1541-1614_ nasceu na ilha de Creta (Dai o apelido). Seu nome verdadeiro era Domenikos Theotokopoulos e, após deixar a Grécia, passou pela itália e instalou-se em Toledo, na Espanha. O apelido traduz as influências que sofreu: 'El' ' do espanhol; 'Greco'' em italiano traduzindo assim sua real procedência.
A características principal de El Greco, além das características barrocas, é a verticalidade.
Velázquez
Veázquez (1599-1660) registrou em suas pinturas as pessoas da corte espanhola além de tipos populares de seu país, documentando dia-a-dia do ovo espanhol num dado momento da história.
Países Baixos
Rubens
A característica que diferencia o barroco flamengo é a utilização das cores quentes que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Um dos melhores exemplos disso é o pintor Rubens (1577-1640)
Hals (1581-1666)
O pintor Hals encontrou um equilibrio seguro para a iluminação. No início, contrastes violentos que posteriormente são suavizados por graduação de tons.
Rembrandt (1606-1669)
Rembrandt é com certeza uma das maiores expressões do estilo luminista. O que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contrtes entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tns, a penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
Vermeer (1632-1675)
A contrario de Rembrandt, Vermeer trabalha os tons em plena claridde. Seus temas estão sempre baseados na vida burguesa e cotidiana da Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário