quinta-feira, 8 de março de 2012

O Barroco na Espanha e Paises Baixos


A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Durante o século XVIII, ele expandiu-se por toda Europa e foi ganhando, nos diferents países, uma feição nacional, como é o caso da Espanha e dos Países Baixos.

A originalidade do barroco na espanha se encontra na arquitetura e, principalmente, na pintura. Na arquitetura nota-se as portadas decoradas em relevo tanto nos edificios civis quanto religiosos. Na pintura, o realismo e o domínio da técnica de pintura são as características mais marcantes.

Dentre os pintores mais representtivos do Barroco espanhol, destaca-se El Greco e Velázquez, cujas obrs revelam características bem particulares.
El Greco

El Greco (1541-1614_ nasceu na ilha de Creta (Dai o apelido). Seu nome verdadeiro era Domenikos Theotokopoulos e, após deixar a Grécia, passou pela itália e instalou-se em Toledo, na Espanha. O apelido traduz as influências que sofreu: 'El' ' do espanhol; 'Greco'' em italiano traduzindo assim sua real procedência.

A características principal de El Greco, além das características barrocas, é a verticalidade.


Velázquez

Veázquez (1599-1660) registrou em suas pinturas as pessoas da corte espanhola além de tipos populares de seu país, documentando dia-a-dia do ovo espanhol num dado momento da história.


Países Baixos
Rubens

A característica que diferencia o barroco flamengo é a utilização das cores quentes que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Um dos melhores exemplos disso é o pintor Rubens (1577-1640)


Hals (1581-1666)

O pintor Hals encontrou um equilibrio seguro para a iluminação. No início, contrastes violentos que posteriormente são suavizados por graduação de tons.


Rembrandt (1606-1669)

Rembrandt é com certeza uma das maiores expressões do estilo luminista. O que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contrtes entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tns, a penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.


Vermeer (1632-1675)

A contrario de Rembrandt, Vermeer trabalha os tons em plena claridde. Seus temas estão sempre baseados na vida burguesa e cotidiana da Holanda.
O BARROCO NA ITÁLIA

A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. a arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. dentre as obras que melhor expressam preocupação da Igreja de revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo final, que Michelangelo pintou na capela Sistina entre os anos de 1536 e 1541.

Origens e características gerais

A Arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Alguns princípios gerais podem ser indicados como características dessa concepção artística: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência; predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.



A Pintura

A disposição dos elementos dos quadros, sempre forma uma composição diagonal, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que significa a expressão de sentimentos. A pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples.



Tintoretto
A produção artística de Tintoretto (1515-1549) foi muito grande. Pintou temas:religiosos "Reencontro do Corpo de São Marcos", mitológicos "Vênus e Vulcano" e retratos "Jacopo Soranzo". Os corpos das figuras são mais expressivos do que seus rostos e a luz e a cor têm grande intensidade.



Caravaggio

Caravaggio (1573-1610) não se interessou pela beleza clássica, ao contrário, procurava seus modelos entre os vendedores, os músicos ambulantes, os ciganos, enfim, entre as pessoas do povo. O que melhor caracteriza a pintura de caravaggio é o modo revolucionário como ele usa a luz. Fundador do estilo luminista, que pode ser observado em a Ceia em Emaús, Conversão de São Paulo e Deposição de Cristo.

Andrea Pozzo

A pintura barroca desenvolveu-se também nos tetos de igrejas e palácios. Essa pintura, de efeito decorativo, realizou audaciosas composições de perspectiva. Assim foi o trabalho de Andrea Pozzo (1642-1709) realizou para o " teto da igreja de Santo Inácio", em Roma. Essa obra impressiona pelo número de figuras e pela ilusão criada pela perspectiva.